English

Comitiva dos EUA visita portos do Arco Norte

Liderados pelo Grupo ESALQ-LOG, americanos puderam conhecer a infraestrutura brasileira de exportação

Durante o começo de agosto, numa jornada de mais de 10 dias, o Grupo ESALQ-LOG orientou a visita de uma equipe norte-americana que esteve no país para conhecer a infraestrutura logística direcionada à exportação de produtos agrícolas. Na comitiva estavam representantes do USDA - Departamento de Agricultura dos EUA, Universidade do Texas e Embaixada Americana. Além de conhecerem os principais portos do Arco Norte, como Santarém, Barcarena e Miritituba, no Pará, e São Luís, no Maranhão, o grupo participou de reuniões em São Paulo e Brasília com instituições do setor público brasileiro e da iniciativa privada.

Para Samuel Neto, pesquisador do Grupo ESALQ-LOG que acompanhou os americanos, a visita foi importante para que pudessem conhecer a realidade dos corredores de exportação do Brasil e entender os benefícios, limitações e possibilidades para o escoamento de mercadorias agrícolas. Os contrastes entre a existência de modernas estruturas, oriundas de investimentos privados feitos por operadores logísticos e traders, e a situação de estradas em condições inadequadas, como os 90 quilômetros não pavimentados da BR-163, foram demonstrados como distintas realidades que são encontradas nos corredores de exportação brasileiro e que impactam os valores de transporte das cargas.

Neto ainda ressalta que "durante a pesquisa de campo ficou bem claro o potencial de escoamento e também a capacidade efetiva dos portos do Arco Norte, tanto dos que movimentam cargas com destino ao mercado externo quanto os portos fluviais. Outro ponto de destaque é que para uma logística sustentável, a integração é fundamental. Nesse sentido, os portos do Arco Norte ainda precisam de investimentos no acesso a tais infraestruturas”. O pesquisador também destaca a enorme influência que essa situação exerce nos valores dos fretes, uma vez que a qualidade das estradas afeta diretamente o acesso ao porto, causando encarecimento para esse destino.

Para o ESALQ-LOG a visita possibilita ampliação do contato com players atuantes no setor e a descoberta de novos temas de estudos na área logística, uma vez que as limitações existentes são a matéria-prima para a busca e proposição de soluções. Na visita, também foram discutidas estratégias e condições para futuras parcerias.