Coordenador do ESALQ-LOG participará de seminário sobre Inovação, Segurança Alimentar e Logística

O universo tecnológico mobilizado pela cadeia produtiva dos alimentos no Brasil será debatido sob o ponto de vista dos setores produtivos na agricultura e agronegócio, gestores de políticas, desenvolvedores de logísticas e pesquisadores dos processos envolvidos na engenharia agrícola e agrônoma, no seminário "Inovação, segurança alimentar e logística", que a FNE - Federação Nacional dos Engenheiros promove no dia 4 de agosto próximo, em parceria com o governo do Estado de São Paulo.

O evento abordará as formas de se empregar a engenharia para tornar as atividades do agronegócio ainda mais competitivas. Entre os temas a serem analisados estão infraestrutura para as atividades da agropecuária, logística de distribuição de alimentos e processamento e industrialização de alimentos para diferentes mercados. Os debates serão feitos em duas mesas redondas a partir da análise dos temas “Produção e Cadeia de Valor” e “Tecnologia na Produção de Alimentos”.

Na primeira, participarão Paulo E. Cruvinel, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e presidente da Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA), e Luiz Antonio Pinazza, consultor da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag). Daniel Antônio Salati Marcondes, vice-presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e professor aposentado da Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista (Unesp), fará a coordenação dos trabalhos.

À tarde, a mesa será ocupada por Luís Fernando Ceribelli Madi, diretor técnico de Departamento do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) e Thiago Guilherme Péra, coordenador do ESALQ-LOG - Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial da ESALQ/USP. A coordenação ficará por conta de Orlando Melo de Castro, coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta).

O seminário terá início às 9h, na sede do Seesp, na capital paulista (Rua Genebra, 25, Bela Vista). Informações e inscrições podem ser obtidas pelos telefones (11) 3113-2641 e (61) 3225-2288 ou pelos e-mails sindical@seesp.org.br e secretaria@fne.org.br

Fonte: Agência Fapesp e Portal FNE