EUA devem produzir 347,64 milhões de toneladas de milho

12/08/2015

Nova estimativa divulgada hoje pelo USDA elevou projeção em 3,96 milhões de toneladas

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) em relatório mensal divulgado nesta quarta-feira (12/8) elevou sua estimativa para a safra norte-americana de milho. A nova projeção é de colheita de 347,64 milhões de toneladas, volume 3,96 milhões de toneladas (+1,1%) acima do estimado no mês passado e 13,45 milhões (-3,7%) abaixo das 361 milhões de toneladas colhidas na safra passada. O USDA prevê, que mesmo com a redução na oferta no ciclo atual, disponibilidade de milho nos Estados Unidosatingirá o recorde de 393 milhões de toneladas. O aumento se deve aos estoques de passagem, que são estimados em 45 milhões de toneladas, volume 13,7 milhões de toneladas (+43,5%) acima dos existentes no início da safra passada. Ao final desta safra os estoques devem cair para 43,5 milhões de toneladas. O governo norte-americano reduziu sua projeção da produção mundial de milho, de 987,11 milhões de toneladas no mês passado para 985,61 milhões de toneladas em agosto. Em relação à safra passada a queda é de 20,63 milhões de toneladas (2,1%). O destaque é a perspectiva de diminuição de 17,1% (12,88 milhões de toneladas) da safra de milho da União Europeia, em relação à safra passada. A forte estiagem nas regiões produtoras levou o USDA a reduzir sua estimativa da safra europeia de 65,77 milhões de toneladas em julho para 62,25 milhões de toneladas em agosto. Na projeção de agosto o USDA elevou em 2 milhões de toneladas (2,6%) sua estimativa para a safra brasileira de milho, para 79 milhões de toneladas, volume 6% inferior ao colhido no ciclo passado. Outra alteração na estimativa foi a redução da previsão da safra de milho da China, de 229 milhões de toneladas em julho para 225 milhões de toneladas em agosto, ainda assim superior às 215,6 milhões de toneladas colhidas na safra passada. Um destaque é o aumento dos estoques de passagem, estimado em 81,2 milhões de toneladas no início desta safra e 90,2 milhões ao final.