Mesmo com maior custo, cenário é positivo para sojicultor em Mato Grosso

28/07/2015

Segundo o Imea relação de troca está melhor que a registrada no início da safra passada

Apesar da expectativa de alta nos custos de produção, o cenário é positivo para a safra de soja. A avaliação foi divulgada, nesta segunda-feira (27/7) pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), em seu boletim semanal sobre o mercado do grão. De acordo com o instituto, a estimativa de custo para o ciclo 2015/2016 chegou a R$ 2.882,04 por hectare. O valor 17% maior que o da safra 2014/2015, nível considerado "nada agradável" pelos técnicos e que provoca um ritmo mais "cadenciado" na comercialização do grão. No entanto, a relação de troca está melhor na comparação com o preço atual quanto na relação com a paridade para março do ano que vem.
"Pela primeira vez nesta safra, apresenta-se (a relação de troca), na média de julho, abaixo da relação do ano passado. Percebe-se que, apesar dos obstáculos para a lucratividade da próxima safra, as oportunidades atuais envolvendo a receita caracterizam-se como umgrande momento para a safra 15/16", diz o Imea. Na semana passada, a cotação média do estado subiu 1,2% e chegou a R$ 57,09 a saca de 60 quilos. Um movimento ocorrido mesmo com a queda do contrato de agosto, o primeiro vencimento atual na Bolsa de Chicago (CBOT), de 1,59%, a US$ 10,10 o bushel (27,2 quilos), em função das especulações relacionadas ao clima nas regiões produtoras dos Estados Unidos. A valorização do dólar e o próprio movimento na CBOT são vistos como fatores positivos. "Os cenários atuais, sobretudo para as cotações da próxima safra, estão conseguindo impulsionar as negociações, com julho trazendo bons ventos ao mercado interno", informa o Imea.