Precificação das emissões de CO2 e impactos da nova política de fretes são alguns dos temas apresentados pelos pesquisadores do ESALQ-LOG no SIICUSP

Realizado entre os dias 4 e 5 de setembro, no campus da Esalq/USP, em Piracicaba, o 26º SIICUSP reuniu estudantes de graduação para apresentar trabalhos de iniciação científica e tecnológica. Com conteúdo de diversas áreas de estudo, o simpósio ofereceu a oportunidade de apresentar trabalhos desenvolvidos por alunos de graduação da USP e de outras instituições nacionais e estrangeiras, possibilitando ainda a participação na Etapa Internacional do evento, que acontece no campus Butantã, em São Paulo.

Pesquisadores do ESALQ-LOG (Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial) estiveram presentes no simpósio, apresentando painéis a respeito de temas como “Análise de competitividade entre projetos de infraestrutura ferroviária no agronegócio brasileiro”, de Filipe Massarutto, “Impactos da política de preço mínimo de fretes”, de Everton Lima Costa, “Impacto do Renovabio na definição do mix ótimo de produção de um grupo de usinas”, de Rodrigo Santos, “Precificação das emissões de CO2 e o redesenho das soluções logísticas no agronegócio”, de Abner Matheus João, e  “Análise de competitividade portuária para importação de fertilizantes para o estado do Mato Grosso”, de Nathália Ferreira da Silva. O pesquisador Vinícius de Brito Henrique também participou do evento, mas em uma apresentação oral de seu estudo, intitulado “Impactos das operações logísticas na receita de exportação de soja”.

Com temas relevantes e de discussão atual, os painéis buscaram analisar os principais dados relacionados ao mercado logístico e ao agronegócio, abrangendo períodos de 2017 e 2018. Os trabalhos contaram com a orientação dos professores do ESALQ-LOG e também do coordenador geral do Grupo, professor doutor José Vicente Caixeta.