SIFRECA

O Sifreca – Sistema de Informações de Fretes possui como objetivo prover informações de preços de fretes praticados no mercado de transporte de diversos produtos, através de pesquisas periódicas com os diferentes agentes envolvidos no mercado. A partir da coleta e processamento de dados quantitativos e informações referentes ao transporte de tais produtos, é gerada uma série de indicadores de diversas rotas e produtos, particularmente do agronegócio. Tais indicadores são disponibilizados semanalmente na versão eletrônica do Sifreca e mensalmente no Informe Sifreca.

Atualmente, vêm sendo analisados e acompanhados os mercados de fretes de mais de 50 produtos distintos, dentre os quais destacam-se: açúcar, fertilizantes, algodão, café, calcário, farelo de soja, milho, óleo de soja,  etanol, combustíveis claros (gasolina e óleo diesel). Além disso, são coletadas, semanalmente, aproximadamente 5.000 informações de fretes em rotas de abrangência nacional.

Os indicadores gerados representam informações relevantes para a caracterização da sazonalidade do comportamento de séries históricas de fretes, que podem facilitar uma série de tomadas de decisão por parte dos agentes envolvidos na negociação de transporte. Tais informações, com maior ou menor nível de especificidade, assim como assinaturas de serviços, podem ser solicitadas pelas empresas interessadas.

Buscando estar sempre alinhado às expectativas do mercado, através da divulgação de indicadores e informações de fretes de qualidade e que representam as principais negociações no mercado, o Sifreca vem tendo uma contribuição importante para a transparência do mercado de transporte e para a redução da assimetria de informações.

Neste sentido, como referência no mercado de fretes de produtos agrícolas, busca, continuamente, a excelência e a inovação. É neste contexto, portanto, que se insere a reestruturação do Sifreca, que pode ser conferida através do Novo Portal do Site.

A seguir segue entrevista do Fundador e Coordenador do Grupo ESALQ-LOG, Prof. Dr. José Vicente Caixeta Filho, sobre o “Novo” Sifreca.

Prof. Dr. José Vicente Caixeta Filho

Início, Evolução e Importância do Sifreca

“O Sifreca é um projeto que se justificou, inicialmente, para fornecer dados de frete para a alimentação de modelos matemáticos de roteirização. Com o passar do tempo, se tornou uma referência do mercado para o devido balizamento de negociações de fretes, principalmente agrícolas”.

Novidades e Expectativas

“Atualmente, quase 20 anos depois, o Sifreca acaba por disponibilizar informações cada vez mais representativas de valores de fretes, tendo em vista um árduo trabalho de coleta por parte de nossos pesquisadores assim como a acolhida cada vez maior de nossos “informantes” (transportadores, embarcadores, traders etc.). Além disso, outros tipos de informações de natureza logística passam a ser disponibilizadas a partir de um website moderno, concebido a partir das mais diversas demandas que temos recebido que pode ser acessado a partir do seguinte endereço: http://esalqlog.esalq.usp.br/sifreca“.