ESALQ-LOG organizou evento sobre logística em Uberlândia

No dia 13 de abril, pesquisadores do Grupo ESALQ-LOG promoveram a primeira edição do Projeto SIFRECA NA ESTRADA, na cidade de Uberlândia. O evento contou com a presença de diversos profissionais do transporte da região,  além de representantes de transportadoras e estudantes.

A atividade, realizada na sede da Associação Comercial de Uberlândia, foi o passo inicial para o desenvolvimento do projeto que em breve terá novas edições em outras regiões do país. Durante as apresentações, os pesquisadores do Grupo ESALQ-LOG abordaram as principais características do cenário de fretes e como são influenciados por diversos fatores do mercado agroindustrial. Foram apresentadas também as condições das movimentações internas e externas de produtos como cana, açúcar, etanol, grãos e fertilizantes, indicando seus principais meios de transporte e quais as condições das vias utilizadas pelas transportadoras. Foi possível conferir ainda as previsões para o mercado logístico da região, analisando os principais corredores de movimentação de produtos.

Em seguida, os pesquisadores apresentaram dados relacionados aos veículos de transporte, como sua oferta, demanda e capacidade, aliados aos preços dos combustíveis e dos fretes. Nesse sentido, estabeleceram o panorama da região e como esta se posiciona no cenário logístico nacional. No fim das apresentações, os convidados tiveram a oportunidade de debater as principais questões acerca dos assuntos abordados nas palestras, além de discutir novas possibilidades para o mercado. Segundo Itair Martins, representante da Araporã Bioenergia, o evento foi de grande relevância aos profissionais do setor. “Gostei muito de participar. O conteúdo foi muito bem preparado e abordado”, completa. Para saber mais sobre o SIFRECA, acesse o site https://esalqlog.esalq.usp.br/sifreca/.