English

FENASUCRO Seminário Transporte e Logística 2019

Os setores de transporte e armazenagem respondem por significativa parcela no que diz respeito aos níveis de competitividade dos produtores brasileiros diante do mercado internacional. Caracterizar a logística como um simples custo produtivo se tornou antiquado.

No caso do setor sucroenergético tal premissa não difere, bastando observar os níveis de investimento do setor em modalidades alternativas de transporte nos últimos anos, tais como o transporte ferroviário e dutoviário. Diante de tal cenário, os estudos e discussões em torno de gargalos e potencialidades logísticas são imprescindíveis no que tange a evolução do agronegócio brasileiro, sendo abordados, desde o ano de 2013, no Seminário de Transporte e Logística realizado durante a FENASUCRO.

O Grupo ESALQ-LOG participa desse seminário desde a sua primeira edição, fomentando discussões sobre o mercado de transporte de açúcar e etanol no Brasil.
 
Em 2019, o Seminário teve sua 7a. edição e foi realizado no dia 23 de Agosto, no recinto da Fenasucro.
 
 

 

TEMA PRINCIPAL: LOGÍSTICA DO MERCADO SUCROENERGÉTICO - CENÁRIO E PERSPECTIVAS

 

Programação:

10h00 – PANORAMA DA LOGÍSTICA SUCROENERGÉTICA 2019

Visão geral dos principais acontecimentos na logística sucroenergética e tendências de mercado.

THIAGO GUILHERME PÉRA - ESALQ-LOG

Coordenador Técnico do ESALQ-LOG - Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial. Engenheiro Agrônomo (2012), com concentração na área de Economia e Administração, pela Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP). Mestre em Engenharia de Sistemas Logísticos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EP/USP). Duas vezes ganhador do Prêmio da Associação Brasileira de Logística (2014 e 2017). Possui atuação na área de ensino, pesquisa e extensão nos seguintes temas: agrologística, perdas de pós-colheita, transporte, armazenagem e desenvolvimento de ferramentas quantitativas, com foco em modelos de otimização aplicados à sistemas logísticos.

 

10h40 – ESTRATÉGIAS DOS MODAIS NO SETOR SUCROENERGÉTICO - COMO AS EMPRESAS VENCEM OS DESAFIOS

Pesquisadores do ESALQ-LOG e empresas convidadas apontam soluções e debatem expectativas para os modais nos próximos anos.

HEVERSON GALVÃO - GRUPO IMEDIATO

Gerente Regional de Operações do Grupo Imediato. Formação Superior em Gestão de Custos e Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Com MBA em Logística Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atuação no mercado logístico em empresas de grande porte como Suzano Papel e Celulose, Grupo Protege e JSL, nas áreas de Planejamento Logístico, Suprimentos e Operações Logísticas de transporte e armazenagem. Atuação no segmento Sucroalcooleiro do Grupo Imediato com serviços dedicados em transporte de cana de açúcar, vinhaça e locação de equipamentos.

 

11h40 – Perguntas

12h00 a 13h30 - Almoço

13h30 – PERSPECTIVAS TECNOLÓGICAS - O QUE PODE IMPACTAR A LOGÍSTICA CTT NOS PRÓXIMOS ANOS?

JOSÉ EDUARDO HOLLER BRANCO - ESALQ-LOG

Doutor em Engenharia de Transportes pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP), Mestre em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP) e Graduado em Engenharia Agronômica pela ESALQ/USP. Possui mais de dez anos de experiência com planejamento, modelagem matemática e otimização de sistemas logísticos agroindustriais. No mercado atuou como Analista Sênior do Grupo São Martinho e na Citrovita-Citrosuco (Grupo Votorantim&Fischer). É professor da ESALQ-USP, da FGV e do Grupo ESALQ-LOG.

FAÇA DOWNLOAD DA APRESENTAÇÃO: LOGÍSTICA 4.0

DOUGLAS ROCHA - D&R SOLUÇÕES AGRÍCOLAS

Especialista em Operações Agrícolas e Treinamentos com mais de 38 anos de experiência na pesquisa e desenvolvimento para adequação de novos equipamentos da mecanização na cultura da cana de açúcar. Também atua na aplicação de treinamentos na área de mecanização agrícola, organização e apoio nas operações de preparo de solo, sistematização, plantio e CCT. Passagens por CTC – Centro de Tecnologia Copersucar/Canavieira, Usinas Itamarati, ETH – Odebrecht Agroindustrial – ATVOS e atualmente na D&R Soluções Agrícolas.

FAÇA DOWNLOAD DA APRESENTAÇÃO: LOGÍSTICA DO CCT

 

 

15h00 - Perguntas

15h30 - Encerramento

CONFIRA ALGUMAS FOTOS DO EVENTO: