English

Sistema de Informações de Armazenagem - SIARMA

siarma-364x245

O SIARMA - Sistema de Informações de Armazenagem - é um projeto do ESALQ-LOG cujo objeto de estudo é o armazenamento de produtos agrícolas no Brasil. A partir da coleta de informações primárias (quantitativas e qualitativas) e análise dos custos para o armazenamento da produção, o SIARMA gera informações que, de maneira integrada com o SIFRECA, são de elevada importância para o dimensionamento de projetos logísticos do agronegócio brasileiro.

 

Veja abaixo os trabalhos derivados do Projeto SIARMA, que são tradicionalmente desenvolvidos pelo ESALQ-LOG:

    - Levantamento e análise das tarifas de armazenagem.

    - Modelos matemáticos para localização de novos armazéns e terminais de transbordo.

    - Viabilidade de investimentos em novas infraestruturas de armazenagem.

    - Modelos aplicados à gestão de estoques.

    - Uso estratégico da armazenagem.

    - Análises de políticas publicas voltadas à ampliação da capacidade estatística de armazenagem no Brasil.

Abaixo está disponível parte do material desenvolvido pelo ESALQ-LOG através do Projeto SIARMA. Caso haja alguma dúvida ou alguma demanda específica relacionada à essa temática, entre em contato conosco.


SIMULADOR DE ESTRATÉGIAS LOGÍSTICAS

Em uma plataforma integrada, que reune dados primários dos projetos SIARMA e SIFRECA, bem como dados secundários (capacidade estatítica de armaenagem, produção, exportação, dentre outros), o Simulador de Estratégias Logísticas consolida uma série de informações para o auxílio à tomada de decisão e para o gerenciamento das operações logísticas. A interface permite que o usuário analise diferentes cenários logísticos baseado em indicadores de frete e de custos de armazenagem, evidenciando o impacto de cada operação logística na receita dos exportadores.

Clique abaixo e faça o download da plataforma, atualizada com dados de 2016. A versão pública (disponível em planilha eletrônica) permite ao usuário simular as diferentes estratégias logísticas para cada uma das principais regiões produtores de soja dos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Maranhão.

Para maiores informações, entre em contato conosco.

ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE UTILIZAÇÃO DE ARMAZENAGEM

"Vale à pena armazenar a produção para comercializar na entressafra? É possível obter lucro superior, mesmo com os custos de armazenagem? A utilização da armazenagem gera benefícios em todas as safras?"

Este material consolida dez anos de análises desenvolvidas pelo Grupo ESALQ-LOG, através do Projeto SIARMA.

Tomando como exemplo o município de Sorriso (MT), essa planilha eletrônica permite identificar, para o período entre 2007 e 2016, quais são as melhores estratégias que podem ser tomada pelos produtores e exportadores da região. A análise mostra que a utilização da armzenagem permite aos exportadores a obtenção de receita superior, se comparado com um cenário de venda da produção no período de colheita. Porém, esse benefício não é observado em todos os anos.

Faça você mesmo a simulação e identifique as estratégias de comercialização mais indicadas para cada um dos anos da análise. Clique abaixo e faça o download da versão pública dessa planilha eletrônica. Acesso também o tutorial com instruções para o uso da planilha.

Para maiores informações, entre em contato conosco.


INDICADORES DE PREÇO PARA O ARMAZENAMENTO DE GRÃOS

Dentre suas atividades, o SIARMA periodicamente coleta, com diversos agentes do setor, as tarifas de armazenagem praticadas no mercado. A partir desse levantamento de dados, o ESALQ-LOG desenvolve uma série de estudos e projetos relacionados ao armazenamento da produção de grãos no Brasil. Clique aqui e faça o download do relatório executivo do levantamento das tarifas de armzenagem no ano de 2015.

Para maiores informações, entre em contato conosco.