Abiove prevê exportação de 52,4 milhões de toneladas de soja

Entidade elevou sua estimativa em 4,2% ante as 50,3 milhões de toneladas previstas em agosto A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) atualizou nesta segunda-feira (5/10) suas estatísticas relativas ao desempenho do complexo soja. A principal alteração foi o aumento de 4,2% na estimativa de exportação da oleaginosa no ano civil de janeiro a dezembro de 2015. No final de agosto a previsão era de embarque de 50,3 milhões de toneladas e a atual é de 52,4 milhões de toneladas. No ano passado, foram exportadas 45,692 milhões de toneladas de soja e a expectativa da Abiove para o próximo ano é de exportação de 52,8 milhões de toneladas. A revisão para cima das exportações teve impacto na estimativa de estoques finais, que passaram de 3,643 milhões de toneladas para 2,093 milhões de toneladas, uma queda de 42,5%. Se confirmado os dados ao final do ano, os estoques finais terão recuaram 13% em relação às 2,393 milhões de toneladas do ano passado. E entidade também elevou sua estimativa de exportação do óleo de soja, passando de 1,3 milhão de toneladas em agosto para as atuais 1,350 milhão de toneladas, volume 4% acima das 1,295 milhões de toneladas embarcadas no ano passado. A previsão para o próximo ano é de exportação de 1,370 milhão de toneladas de óleo de soja. A Abiove manteve inalterados os números relativos à previsão inicial de produção de 94,8 milhões de toneladas de soja na safra 2015/2016. As estatísticas em relação ao farelo de soja neste ano também não foram alteradas, com estimativa de produção de 30,4 milhões de toneladas e exportação de 15,2 milhões de toneladas.