English

MUSEU DE LOGÍSTICA LUIZ DE QUEIROZ

BOMBA DE COMBUSTÍVEL ATLANTIC

Doador
IHGP - Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba
 
Data da Doação
Abril de 2019
 

Data do Restauro
Peça original sem restauração

 

Características

O mecanismo da bomba, acionado manualmente, conta com a ajuda da gravidade para descer pela mangueira até a entrada do tanque do veículo.

 

Histórico

A chegada das bombas de combustíveis às ruas, datada de 1921, no Rio de Janeiro, partiu da iniciativa da Standard Oil. No próximo ano, a Anglo-Mexican também passou a instalar bombas a manivela em outras cidades e nas estradas, estimulando o consumo de combustível e aumentando a indústria. Com o avanço do setor, em julho de 2022, o presidente Epitácio Pessoa autorizou a instalação da Atlantic Refing Company of Brazil, quarta distribuidora a se fixar no país. Cedido pelo Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, a bomba de combustível possui características que remontam às décadas de 1940 e 1950. Anteriormente, a bomba encontrava-se situada na Fábrica de Barcos Adamoli, no cruzamento da rua Benjamin Constant com a rua Ipiranga, no centro de Piracicaba. A bomba, doada ao IHGP em 1980, estava exposta até recentemente na antiga sede do Instituto.

 
Instituição doadora

Fundado em 1967, o IHGP tem como objetivo organizar, preservar e disponibilizar ao público todos os documentos relacionados à História e Geografia de Piracicaba, acumulando com o passar dos anos um acervo de documentos, fotos e publicações tanto da cidade como do Brasil, tornando-se o principal centro de preservação da memória piracicabana e fonte de pesquisa para estudantes, acadêmicos, jornalistas e historiadores.

 
CONHEÇA TODO OS ITENS DO MUSEU