Café da Manhã traçou panorama da Logística Agroindustrial em 2017

Em mais uma edição do tradicional Café da Manhã com Logística, o Grupo ESALQ-LOG promoveu nesta sexta-feira, 15 de dezembro, o encontro entre os principais agentes do setor logístico para apresentar os dados da movimentação dos principais produtos agrícolas em 2017 e debater temas fundamentais para o mercado agroindustrial. A 6ª edição do evento contou com a participação de diversos profissionais da área, que puderam conferir as apresentações preparadas pelos pesquisadores do Grupo. Com uma abordagem prática e relevante aos profissionais, o evento também promoveu ótimas oportunidades de networking.

A abertura do Café da Manhã foi realizada pelo titular do departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES) da ESALQ/USP, professor José Vicente Caixeta Filho, seguida da apresentação dos pesquisadores do Grupo, que focaram o panorama de acontecimentos em 2017, os mercados logísticos de fertilizantes, grãos e sucroenergético, além da discussão a respeito dos custos rodoviários. O evento contou também com a apresentação das novas ferramentas do ESALQ-LOG e um debate a respeito das perspectivas para o mercado de fretes em 2018, explorando os dados coletados pelos pesquisadores.

Segundo o empresário do ramo dos transportes, Edilson Vantroba, “foi muito bom ter participado do evento pela primeira vez, e gostamos muito porque é bem voltado para nosso setor de transportes de açúcar, etanol e petróleo”. O gerente comercial da empresa, Domingos Cirelli, ressaltou também a relevância das informações, devido sua utilidade no planejamento logístico para o próximo ano.

A professora da UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos), Marta Marjota, participante de todas as edições do evento, ressalta a importância do panorama dos acontecimentos do setor. “Essa retrospectiva nos ajuda a ter uma visão geral, a nos lembrar do que aconteceu. O conteúdo abordado é muito adequado, já que os principais setores do agronegócio são apresentados. As apresentações tem bastante do caráter prático, e percebemos pela interação dos participantes, dos profissionais das empresas, que essas discussões tem atraído cada vez mais profissionais”, relata Marjota.