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MUSEU DE LOGÍSTICA LUIZ DE QUEIROZ

CAMINHÃO CHEVROLET 1951

Doador
ESALQ/USP

 

Data da Doação
Setembro de 2022

 

Características

4 marchas + ré

Capacidade máxima: 7.000 Kgs

Ignição no pé

Motor de 6 cilindros em linha

Pneus aro 20.

 

Histórico

Este caminhão chegou 0km a ESALQ, doado pelo Instituto do Açúcar e Álcool, por intermédio do professor Jayme Rocha de Almeida, que liderava estudos sobre a vinhaça.

Esses estudos partiram de uma demanda de usineiros da região de Piracicaba que certa feita foram surpreendidos com o rompimento de um tanque que armazenava este líquido e seu conteúdo foi despejado no solo de forma acidental. Os estudos  internacionais até o momento momento indicavam que a vinhaça seria prejudicial ao solo e poderia prejudicar a plantação de cana de açúcar existente.

À frente do Instituto Zimotécnico da ESALQ, o professor Jayme Rocha de Almeida identificou que, ao contrário do que se pensava, a vinhaça potencializava o solo e poderia aperfeiçoar o processo de fertilização de cana de açúcar e que uma plantação que gerava 50 toneladas, a partir da aplicação deste adubo gerava 250 toneladas. 

Desta forma esse caminhão foi o pioneiro a transportar a vinhaça a diversos produtores de cana das cidades de Campinas, Leme, Região de Piracicaba, Pirassununga, São Pedro, Charqueada e outras, percorrendo milhares de quilômetros, durante essa fase, já que possuía um tanque de madeira que não era corroído pelo liquído. Essa ação servia para demonstrar para as usinas que a utilização da vinhaça como adubo seria um ótimo fertilizante, pois naquele momento não havia interesse por parte dos açucareiros e produtores de álcool nesta tecnologia.  

Seu motorista era Lecy Bonilha que passava, 20-30 dias fora de casa transportando cerca de 5 mil litros de vinhaça, que corresponde a cerca de 7 mil litros para as lavouras de cana. O professor Jayme durante esse processo pintou no caminhão a seguinte frase: “ Restaure suas terras usando vinhaça como adubo”

Após esse período de transporte de vinhaça, passou a ser utilizado dentro da ESALQ para o transporte de cana de açúcar por mais de 20 anos.

 

 
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