Com enfoque no mercado de fretes, Grupo ESALQ-LOG inaugura novo treinamento na área de logística

Observando o cenário atual e a constante demanda por aperfeiçoamento profissional, o ESALQ-LOG (Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial) lançou no mês de outubro um novo treinamento, voltado para o mercado de fretes e os custos de transporte no agronegócio. Indicado para profissionais do setor logístico, o conteúdo abordou desde metodologias de custos de transporte, como “inbound” e “outbound” até análises do mercado de fretes e estudos de casos desenvolvidos pelo Grupo ESALQ-LOG.

A discussão a respeito dos custos logísticos, cada vez mais constante e relevante nos dias atuais, é resultado da imposição do novo tabelamento para movimentação de cargas, originando dúvidas e novas possibilidades na gestão dos custos. Assim, o treinamento se propôs a discutir e apresentar alternativas e soluções para as principais mudanças observadas no mercado.

O diretor de operações logísticas da Algar Agro, Aurélio Fonseca Barbosa, destaca a relevância do assunto nas negociações, uma vez que tal conhecimento é “importante para entendimento da memória de cálculo que há “por trás” da tabela proposta pela ANTT e também para melhorar o argumento de negociação dos fretes no mercado”.

Segundo o analista de logística da Indiana Agri/Chicago Corretora, treinamentos voltados para esse tema “são de suma importância para que possamos analisar opções de atuação na logística, entender o cenário e projetar ou pelo menos tentar projetar o que vem pela frente (no agronegócio”. O profissional também ressalta que o conteúdo abordado no treinamento “já está sendo colocado em prática, aplicando muitos métodos para a tomada de decisões bem como projeções antes não feitas”.

O Grupo ESALQ-LOG apresenta ainda mais uma oportunidade de aperfeiçoamento, oferecendo nos dias 16 e 17 de outubro a 5ª edição do treinamento em Modelagem de Otimização no Agronegócio. Para saber mais, acesse https://esalqlog.esalq.usp.br/.