English

Com mais de 7 mil informações de fretes por semana, SIFRECA chega à sua 300ª edição

Publicação criada para reunir informações de fretes de mercado completa 25 anos

Ferramenta criada em 1997 pelo professor José Vicente Caixeta Filho para consolidar informações de fretes do mercado de transporte de produtos agroindustriais, o SIFRECA (Sistema de Informações de Fretes) nasceu como um objeto de estudo e se tornou referência nacional no mercado de transportes visando reduzir assimetrias de informações no ambiente da logística, alcançando em junho deste ano sua 300ª edição.

Durante os 25 anos de coleta de informações, o SIFRECA conquistou inúmeros marcos em sua trajetória: ao chegar em sua 300ª edição, o informativo que começou como um folheto está disponível atualmente em diferentes plataformas online, como um site repleto de informações atualizadas sistematicamente e um aplicativo disponível para smartphones, com acesso aos valores de frete praticados no mercado de diferentes produtos e regiões do país. Mesmo com as atualizações digitais, o SIFRECA também mantém sua publicação impressa mensal, distribuída para assinantes e informantes que colaboram com a coleta das informações. 

O avanço do projeto inicial do SIFRECA também resultou na necessidade da criação de uma equipe específica de pesquisa, que se consolidou nos últimos 18 anos como Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial – ESALQ-LOG. Sua existência, atrelada ao SIFRECA desde o princípio, faz parte da análise diária das informações coletadas pelos pesquisadores do Grupo assim como os inúmeros estudos e projetos desenvolvidos a respeito do mercado logístico de transportes.

Idealizador do Sistema e fundador do Grupo ESALQ-LOG, Caixeta comemora o sucesso de ambos os projetos: “É uma satisfação muito grande alcançar a 300ª edição do SIFRECA, mais de 25 anos após seu início. Conseguimos ver o fornecimento de informações que contou com a participação de uma série de pesquisadores, até se tornar referência nacional e internacional em termos de credibilidade da informação e auxílio na tomada de decisões”, ressalta o docente. Caixeta também destaca a constância de operações da ferramenta desde sua criação, além das atualizações tecnológicas observadas através da criação do site e aplicativo.

Informações de transporte

Na coleta semanal de informações para composição dos indicadores do SIFRECA, os pesquisadores do Grupo ESALQ-LOG atuam diretamente em contato com agentes do mercado logístico, que compartilham informações de preços de fretes praticados no mercado e possibilitam a consolidação do material disponibilizado no informativo. Atualmente, cerca de 350 informantes colaboram com  a pesquisa sistemática do SIFRECA, gerando entre 5 e 7 mil informações de fretes por semana.

Os informantes do SIFRECA recebem como benefício o acesso ao relatório mensal do SIFRECA, um parâmetro atualizado de referência para empresas envolvendo diferentes finalidades, tais como  análise de desempenho logístico, estudo de mercado, análise de competitividade, contratação de fretes, dentre outras. 

Segundo o Lucas Prezia Sampaio, um dos principais diferencias oferecidos pelo SIFRECA é o conhecimento a respeito dos fretes praticados nos principais fluxos de transporte, permitindo consolidar valores praticados pela empresa e comparar com os do mercado, verificando a competitividade adequada. “Isso é essencial para apurar a performance de contratação e para futuras decisões estratégicas de contratação de frete”.

Sampaio completa ainda que este tipo de informação pode auxiliar nas decisões de mercado, “otimizando os custos de escoamento seja com contratos, modais diferentes, utilização de cargas de retorno, entre outras estratégias possíveis”.

Primórdios do SIFRECA

As edições iniciais tinham uma impressão de 10.000 exemplares do SIFRECA para distribuição, com o objetivo de suprir a demanda por informações de fretes mais próximas do praticado no mercado. Na época, antes de sistemas organizados, os dados divulgados a respeito das movimentações agrícolas não se aproximavam dos valores observados pelos agentes do setor, ressaltando a falta de um informativo referência para empresas e profissionais logísticos. Desta forma, o SIFRECA buscou atender a demanda por informações de fretes que refletissem a realidade do transporte de cargas, auxiliando agentes diversos do mercado de transportes brasileiro.

SIFRECA em 2022

O SIFRECA é composto por indicadores semanais e mensais, com rotas para diferentes regiões do país – portos, terminais de transbordo, dentre outros fluxos. Alcançando sua 300ª edição, o informativo contém produtos como açúcar, etanol, fertilizantes, milho, farelo de soja e soja. Os dados disponíveis na ferramenta podem ser conferidos tanto no informativo impresso quanto no portal online e aplicativo, que contam com mais detalhes sobre demais produtos.