Coordenador do ESALQ-LOG recebe prêmio da ABRALOG

Prêmio é um dos mais representativos da área logística no país

Na última quarta-feira, 06 de dezembro, no prédio da FIESP em SP, aconteceu a entrega do XV Prêmio da Associação Brasileira de Logística - ABRALOG, considerado um dos mais importantes e tradicionais do segmento e que reconhece empresas, estudantes e pesquisadores que se destacaram por encontrar soluções em projetos para as cadeias de suprimento.

Thiago Guilherme Péra, coordenador do ESALQ-LOG - Grupo de Pesquisa e Extensão da ESALQ-USP, foi o premiado na categoria Estudante de Logística, com tema desenvolvido em sua dissertação de mestrado, “Modelagem das perdas na Agrologística de Grãos no Brasil: uma aplicação de programação Matemática”. Este é o segundo prêmio da ABRALOG recebido por Péra, que também havia sido o vencedor no ano de 2014, com trabalho apresentado durante a graduação em engenharia agronômica na ESALQ.

O autor enfatizou a importância do trabalho na contribuição para mitigar perdas no transporte da safra agrícola brasileira, uma vez que estas “podem ser entendidas como uma ineficiência que afeta negativamente a sustentabilidade econômica, ambiental e social da cadeia produtiva de grãos no Brasil, por incorrer em desperdícios financeiros e ambientais, além de provocar uma redução da oferta de soja e milho no sistema”, comenta Péra.

A dissertação de mestrado foi orientada pelo docente do Departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES) da ESALQ, José Vicente Caixeta Filho, que esteve presente na solenidade e apontou a dedicação e o empenho de Péra como determinantes para o reconhecimento da qualidade da pesquisa.

Ao todo oito vencedores recebem a premiação em categorias distintas, que tem suas produções avaliadas por uma banca composta por renomados professores de instituições tradicionais na área logística. Na solenidade, o professor da Fundação Getúlio Vargas e membro da banca examinadora, Manoel Reis, enalteceu a qualidade dos trabalhos inscritos e valorizou a área da logística agroindustrial como de fundamental importância na participação da economia brasileira. Também fizeram parte do grupo de avaliação dos trabalhos os professores Hugo Yoshizaki, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e Fundação Vanzolini, e Reinaldo Morabito, da Universidade Federal de São Carlos.