DIA-LOG comemora a marca de 20 visitas para discussão sobre logística

Criado no começo do ano pelo ESALQ-LOG (Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial da ESALQ), o projeto DIA-LOG alcançou a marca de vinte visitas de instituições de ensino na sede do Grupo, para a realização de apresentações e dinâmicas sobre o setor logístico agroindustrial. Com o intuito de expor as principais características do mercado e como se desenvolve, o projeto recebeu alunos de Piracicaba, Indaiatuba, Espírito Santo do Pinhal, Sorocaba, Santo André e Santos, matriculados nos diversos cursos superiores ou técnicos de que abordam a logística em seus currículos. A iniciativa é direcionada para a participação de estudantes e docentes.

Nas apresentações, realizadas por professores e pesquisadores do ESALQ-LOG, são abordados temas como a cadeia logística agroindustrial e sua influencia na tomada de decisões empresariais, além de resumo das diversas oportunidades no mercado para os novos profissionais.  Assim, os participantes tem a chance de compreender as características do setor a partir do contato com professores especializados, conhecendo resultados de pesquisas relacionadas à logística e sua influência no ramo agroindustrial.

A profa. Dra. Catarina Barbosa Careta, explica como o projeto DIA-LOG tem se desenvolvido com os alunos: “Em todas as visitas os participantes são recebidos com uma palestra sobre Logística Agroindustrial e, especificamente para grupos de até 25 participantes, é aplicada uma dinâmica baseada no jogo de empresa Beer Game. Durante a palestra são apresentadas as distintas formas de relacionamento que os participantes podem estabelecer com o ESALQ-LOG, por meio dos eventos, cursos e acesso às publicações de estudo, como a biblioteca virtual. É um momento em que se compartilha também as oportunidades de vínculo com a ESALQ, via pós-graduação lato sensu e stricto sensu e via graduação, para os alunos que cursam o ensino médio técnico”, relata a docente.

De acordo com as avaliações preenchidas pelos estudantes, o projeto foi classificado como excelente. A grande maioria indicou interesse em atuar no setor, ainda que não o façam no momento. Representados por uma faixa etária de até 30 anos, aproximadamente, todos os participantes mostraram interesse em participar de novos eventos e etapas do projeto. Segundo o coordenador do curso de Gestão da Produção Industrial da Fatec Itapira, prof. Cesar Eduardo Soares Bagnolo, o evento foi marcante para os alunos, que ficaram impressionados com o conteúdo abordado e a clareza com que os mesmos foram apresentados. “A impressão foi tão positiva que até hoje os alunos comentam sobre a visita e até procuraram professores orientadores para suportar o desafio que o ESALQ-LOG propôs para eles ao final do evento”, completa.

As inscrições de instituições interessadas podem ser feitas pelo link no site do Grupo ESALQ-LOG: https://esalqlog.esalq.usp.br/dia-log