English

ESALQ-LOG entrega doações ao Lar Betel

ESALQ-LOG entrega doações ao Lar Betel

Seminário Internacional discutiu a logística canavieira.

 

Os mantimentos arrecadados na realização da 14ª edição do SILA - Seminário Internacional em Logística Agroindustrial, promovido pelo Grupo ESALQ-LOG, foram entregues ao Lar Betel na última segunda-feira (24). Ao todo, cerca de 100 kg de produtos, entre pacotes de açúcar, café e arroz foram doados pelos participantes. A administradora da entidade, Ivone Claudete Costa, recebeu os mantimentos em nome dos residentes.

O seminário, realizado no dia 10 de abril, teve como tema o “Corte, transbordo e transporte de cana-de-açúcar” e contou com palestrantes nacionais e internacionais, especialistas no setor logístico canavieiro. O evento foi gratuito e aberto à pesquisadores, profissionais e estudantes. Foram quatro painéis de discussões a respeito das inovações, desafios e formas de gestão na área de logística canavieira.

O enfoque da primeira rodada de palestras foi a gestão de resultados, segurança e propostas logísticas que surtiram efeitos positivos no setor sucroenergético. O assunto foi apresentado por Douglas Edson da Rocha (Odebrecht Agroindustrial), Murilo de Freitas Mancuso (Raízen) e Diego Purgato Furlan (Grupo São Martinho).

No segundo painel, empresas de implementos agrícolas abordaram informações e tecnologias disponíveis aos produtores e como elas podem auxiliar no desempenho logístico. Os profissionais também apresentaram alternativas para os menores custos de produção, associadas ao maquinário e a economia de tempo.

Francisco Antonio Barba Linero, representante do CTC (Centro de Tecnologia Canavieira) abordou as principais novidades sobre o processamento do bagaço e da palha da cana.  Em seguida, Luciano Rodrigues, da UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), apresentou as atuais condições do mercado de açúcar. Ao final do painel, o pesquisador Carlos Eduardo Osório Xavier demonstrou métodos e dados de pesquisas relacionadas ao transporte canavieiro.

O último painel foi dedicado às experiências internacionais em logística. O professor Dr. Geoffrey Alan Kent, da Universidade de Queensland, da Austrália, expôs o funcionamento do sistema de transporte ferroviário de cana do país e seus custos operacionais. Em seguida, o professor da Universidade de Illinois (EUA), Dr. Yanfeng Ouyang, apresentou dados sobre Supply Chain.

A edição do próximo ano do SILA já tem data e tema definidos: acontecerá em 26 de março de 2018 e abordará as perdas físicas na logística agroindustrial.