Estudantes estrangeiros escolhem o ESALQ-LOG para intercâmbio sobre agronegócio.

Reconhecido pela relevância em pesquisas relacionadas à logística agrícola, o ESALQ-LOG – Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial também é destaque pela oportunidade de estudos oferecida a alunos de outros países e instituições. Com seu extenso banco de dados e ampla atuação no mercado de fretes, o Grupo recebe alunos de diversas instituições estrangeiras, que buscam compreender o cenário logístico e agroindustrial brasileiro.

O estudante francês Romain Banse, aluno da escola de agronomia Agrocampus Ouest, teve a oportunidade de passar um período no Grupo para se aprofundar no mercado logístico brasileiro e na economia agrícola como um todo. Acompanhado pelo coordenador geral do ESALQ-LOG, professor doutor José Vicente Caixeta Filho, o estudante pode conhecer melhor o agronegócio brasileiro e acumular conhecimentos em um mercado diferente de sua origem. Com duração de aproximadamente cinco meses de duração, a experiência dos alunos no Brasil resulta em grandes aprendizados em sua formação.

Para Romain, o intercâmbio realizado no ESALQ-LOG oferece novas descobertas, uma vez que as economias francesa e brasileira são bem distintas. “Nossos países têm muitas diferenças (econômicas), mas alguns objetivos estão relacionados. Para mim, é uma oportunidade de ver outras coisas, outros pontos de vista da agricultura”, completa o estudante.

No caso de Maria del Pilar, graduanda colombiana do curso de engenharia industrial da Universidad Autónoma de Manizales, o cenário agrícola de seu país a fez buscar mais informações sobre a área, momento em que descobriu o ESALQ-LOG como fonte de pesquisas relevantes ao mercado. “O estágio ajudou muito no meu crescimento profissional e pessoal, onde eu pude adquirir novos conhecimentos para minha vida. Meu curso (na Colômbia) não tinha um enfoque da agroindústria, e o estágio me permitiu entender a importância da logística e, principalmente, sua utilização no cenário agroindustrial”, explica a estudante. Segundo Maria, a oportunidade de participar das pesquisas e trabalhos desenvolvidos pelo Grupo resultou na compreensão da importância dos custos logísticos para o bom funcionamento do mercado agrícola. De acordo com a estudante, o estágio proporcionou novos conhecimentos, já que “pode entender que a logística é muito mais do que imaginava”.