FENASUCRO - Seminário de Transporte e Logística
Atualmente os setores de transporte e armazenagem respondem por significativa parcela no que diz respeito aos níveis de competitividade dos produtores brasileiros diante do mercado internacional. Caracterizar a logística como um simples custo produtivo se tornou antiquado.
No caso do setor sucroenergético tal premissa não difere, bastando observar os níveis de investimento do setor em modalidades alternativas de transporte nos últimos anos, tais como o transporte ferroviário e dutoviário. Diante de tal cenário, os estudos e discussões em torno de gargalos e potencialidades logísticas são imprescindíveis no que tange a evolução do agronegócio brasileiro, sendo abordados, desde o ano de 2013, no Seminário de Transporte e Logística realizado durante a FENASUCRO.

* JOSÉ EDUARDO HOLLER BRANCO - Doutor em Engenharia de Transportes pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP), Mestre em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP) e Graduado em Engenharia Agronômica pela ESALQ/USP. Possui mais de dez anos de experiência com planejamento, modelagem matemática e otimização de sistemas logísticos agroindustriais. No mercado atuou como Analista Sênior do Grupo São Martinho e na Citrovita-Citrosuco (Grupo Votorantim&Fischer). É professor da ESALQ-USP, da FGV e do Grupo ESALQ-LOG.
** THIAGO GUILHERME PÉRA - Coordenador Técnico do ESALQ-LOG - Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial. Engenheiro Agrônomo (2012), com concentração na área de Economia e Administração, pela Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP). Mestre em Engenharia de Sistemas Logísticos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EP/USP). Duas vezes ganhador do Prêmio da Associação Brasileira de Logística (2014 e 2017). Possui atuação na área de ensino, pesquisa e extensão nos seguintes temas: agrologística, perdas de pós-colheita, transporte, armazenagem e desenvolvimento de ferramentas quantitativas, com foco em modelos de otimização aplicados à sistemas logísticos.