FENASUCRO - Seminário de Transporte e Logística

Atualmente os setores de transporte e armazenagem respondem por significativa parcela no que diz respeito aos níveis de competitividade dos produtores brasileiros diante do mercado internacional. Caracterizar a logística como um simples custo produtivo se tornou antiquado.

No caso do setor sucroenergético tal premissa não difere, bastando observar os níveis de investimento do setor em modalidades alternativas de transporte nos últimos anos, tais como o transporte ferroviário e dutoviário. Diante de tal cenário, os estudos e discussões em torno de gargalos e potencialidades logísticas são imprescindíveis no que tange a evolução do agronegócio brasileiro, sendo abordados, desde o ano de 2013, no Seminário de Transporte e Logística realizado durante a FENASUCRO.

O Grupo ESALQ-LOG participa desse seminário desde a sua primeira edição, fomentando discussões sobre o mercado de transporte de açúcar e etanol no Brasil.

Em 2017, o Seminário teve sua 5a. edição e foi realizado no dia 25 de Agosto, no recinto da Fenasucro. Clique aqui e confira a cobertura completa do evento.

FENASUCRO 2018 - 6º Seminário Transporte e Logística - Evento Gratuito

FAÇA O DOWNLOAD DAS APRESENTAÇÕES:

Programação:

Mercado logístico do setor sucroenergético. Fatores que impactaram os custos logísticos no mercado brasileiro. Perspectivas e tendências para a próxima safra.

10h45 – Novas tecnologias para Logística de Açúcar e Etanol - José Eduardo Holler Branco*

O futuro das operações logísticas na área do açúcar e etanol, com ênfase na otimização de resultados e melhoria de processos. Integração da tecnologia nas operações, controles e tomadas de decisões. Inteligência artificial, big data e sistemas integrados de dados.

* JOSÉ EDUARDO HOLLER BRANCO - Doutor em Engenharia de Transportes pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP), Mestre em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP) e Graduado em Engenharia Agronômica pela ESALQ/USP. Possui mais de dez anos de experiência com planejamento, modelagem matemática e otimização de sistemas logísticos agroindustriais. No mercado atuou como Analista Sênior do Grupo São Martinho e na Citrovita-Citrosuco (Grupo Votorantim&Fischer). É professor da ESALQ-USP, da FGV e do Grupo ESALQ-LOG.

11h30 - Perguntas

12h00 a 13h30 - Almoço

Redução de custos e aperfeiçoamento do sistema logístico. Ferramentas de otimização e gerenciamento de indicadores de produtividade. Escolha de modais alternativos e a relação com ganhos na cadeia logística.

** THIAGO GUILHERME PÉRA - Coordenador Técnico do ESALQ-LOG - Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial. Engenheiro Agrônomo (2012), com concentração na área de Economia e Administração, pela Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP). Mestre em Engenharia de Sistemas Logísticos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EP/USP). Duas vezes ganhador do Prêmio da Associação Brasileira de Logística (2014 e 2017). Possui atuação na área de ensino, pesquisa e extensão nos seguintes temas: agrologística, perdas de pós-colheita, transporte, armazenagem e desenvolvimento de ferramentas quantitativas, com foco em modelos de otimização aplicados à sistemas logísticos.

14h30 - Encerramento