Governador de SP entrega prêmio a professor da ESALQ

Prof. Caixeta recebeu homenagem das mãos de Geraldo Alckmin Aconteceu nesta última quarta-feira, 23 de novembro, no Palácio do Bandeirantes, sede do Governo do Estado de SP, a cerimônia de entrega do 61º Prêmio Fundação Bunge. Um dos premiados da noite foi o Prof. Dr. José Vicente Caixeta Filho, titular da ESALQ (USP) e coordenador do Grupo ESALQ-LOG, homenageado no tema Infraestrutura de Transportes, na categoria "Vida e Obra". Criado em 1955 para incentivar o conhecimento científico em diversas áreas, o prêmio valoriza o poder transformador dos indivíduos na sociedade e estimula novos talentos. Neste ano de 2016 os temas foram Infraestrutura de Transportes, na área de Ciências Exatas e Tecnológicas, e Nutrição e Alimentação Animal, da área de Ciências Agrárias. Na solenidade, além do Governador Geraldo Alckmin, estiveram presentes o presidente da Fundação Bunge, Carlo Lovatelli, o CEO da empresa no Brasil, Raul Padilla, diversas autoridades e representantes das principais instituições acadêmicas do país. De Piracicaba, o evento foi prestigiado por professores da ESALQ/USP, alunos e ex-alunos, pesquisadores do Grupo ESALQ-LOG, familiares e amigos do Prof. Caixeta. O governador Alckmin destacou os temas e categorias em que os pesquisadores foram premiados. "A nutrição animal e é um desafio para alimentar o mundo e que o Brasil tem por vocação, também com a agricultura mais eficiente dos trópicos, e que vai avançar ainda mais, com a ciência, produtividade. Somando com o desafio da logística do transporte, que no mundo inteiro é essencial e no Brasil com as dimensões continentais tem uma importância redobrada", disse. Os candidatos ao prêmio não são inscritos, mas sim indicados por dirigentes de universidades e entidades culturais e científicas. Uma Comissão Técnica, composta por cinco membros, sendo um do exterior, em cada área de premiação, seleciona os pesquisadores em cada ramo do conhecimento na categoria "Vida e Obra", indicando-os para a decisão do Grande Júri. No caso dos jovens talentos, a Comissão Técnica escolhe diretamente os homenageados do ano. O Grande Júri, formado por representantes de entidades científicas e culturais, reitores e ministros de Estado, sob a direção do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, tem a responsabilidade de escolher os contemplados na categoria "Vida e Obra". Desde sua criação já foram contempladas 187 pessoas. O prêmio é concedido anualmente a personalidades de destaque em diversos ramos das Ciências, Letras e Artes no País.