Logística como elemento chave: coordenador do ESALQ-LOG publica capítulo em livro "Agro é Paz"

A Cátedra Luiz de Queiroz, criada em setembro 2017, lança na próxima quinta-feira, 17 de janeiro, o livro “Agro é Paz”, publicação escrita por diversos acadêmicos e profissionais do setor agrícola. Voltada para a realização e discussão de atividades com a participação de professores e estudantes da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), a Cátedra promove a obra com o intuito de apresentar as principais características e desafios do agronegócio. Entre os autores do livro, está presente o coordenador do ESALQ-LOG e professor titular da Esalq/USP, José Vicente Caixeta Filho.

Autor do capítulo “Logística: Transporte e Armazenagem”, Caixeta apresenta conceitos fundamentais da logística de transportes, o papel da mesma no crescimento constante do agronegócio e de que forma é possível não só compreender os processos característicos do mercado, mas otimizá-los e aprimorá-los, seja pela redução de custos ou planejamento específico das operações.

Distribuídas em 28 páginas, o capítulo faz ainda um balanço da situação logística atual e apresenta propostas para “melhorar a eficiência da movimentação de cargas agrícolas no espaço, através de veículos adequados, e no tempo, através do armazenamento, para obter o menor custo possível, dentro de determinado nível de serviço”, escreve Caixeta.

O lançamento do livro acontecerá durante a cerimônia de Transmissão do Cargo de Diretor da Faculdade, oficializando a entrada do atual vice-diretor Durval Dourado como diretor da faculdade. A cerimônia também marca a mudança de titularidade da Cátedra “Luiz de Queiroz”, antes empossada por Roberto Rodrigues, para Marcos Jank, um dos autores do livro.