Pesquisador do ESALQ-LOG recebe menção honrosa na etapa internacional no SIICUSP

Em sua 31ª edição, o Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo (SIICUSP) concedeu menção honrosa ao trabalho do ESALQ-LOG realizado pelo pesquisador Gabriel Venturini intitulado “Modelo Matemático de Otimização de Custos de Importação de Fertilizantes no Brasil: Oportunidades com a Gestão de Estoques”. Realizado com a orientação do coordenador do ESALQ-LOG, doutor Thiago Guilherme Péra, a iniciação científica teve como objetivo “avaliar oportunidades com a estratégia de estoques de fertilizantes importados a partir da a minimização dos custos referente à importação, estocagem e entrega dos fertilizantes”, considerando o período entre 2018 a 2021.

Por meio do desenvolvimento de modelo matemático, o estudo realizado pelo pesquisador sob a orientação do coordenador do Grupo ESALQ-LOG utilizou técnica de programação linear, avaliando estratégias para redução dos custos de importação de fertilizantes. Como base de dados, foram utilizadas informações obtidas através da Associação Nacional para Difusão de Adubos, do ComexStat e do sistema SIFRECA, ferramenta desenvolvida pela Grupo ESALQ-LOG.

Como resultado, foi observado que o Brasil “poderia fazer maior uso da estocagem de fertilizantes reduzindo os custos de importação, e, também, criando reservas para que, em momentos de escassez de oferta, ou alta de preços, a produção agrícola nacional fosse menos impactada”, afirmam os autores. O estudo também indicou que o uso da estratégia e modelo de otimização é capaz de gerar economia de R$27,52 bilhões.

Aluno do quarto ano de Ciências Econômicas da ESALQ e autor do estudo premiado, Gabriel Venturini avaliou a experiência da participação no Seminário como muito boa, exaltando seu trabalho no Grupo ESALQ-LOG como parte importante no processo. A seleção do estudo para a menção honrosa no SIICUSP passou pela primeira fase, realizada em Pirassununga, seguindo para a fase internacional, realizada em São Paulo. De 106 trabalhos premiados, 5 foram realizados na ESALQ.