Pesquisador do ESALQ-LOG recebe menção honrosa no SIICUSP pelo terceiro ano consecutivo

A 26ª edição do SIICUSP (Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP), que aconteceu entre os meses de setembro e outubro de 2018, trouxe mais uma premiação para o aluno da Esalq/USP e pesquisador do Grupo ESALQ-LOG, Abner Matheus João. Apresentando trabalhos nas últimas três edições do evento, o pesquisador recebeu menção honrosa em todas as suas participações, sendo premiado pelo estudo e dedicação ao tema escolhido.

Nesta última edição, João apresentou o trabalho “Precificação das Emissões de CO2 e o Redesenho das Soluções Logísticas no Agronegócio”, com a colaboração dos demais pesquisadores do Grupo ESALQ-LOG, Everton Costa e Fernando Rocha. Com orientação do professor José Vicente Caixeta, coordenador geral do Grupo, o trabalho teve como objetivo analisar e discutir possíveis impactos da precificação das emissões de CO2 nas áreas de influência das soluções logísticas, que acarretaria em alterações significativas para movimentação de soja no MT, aumentando a participação das alternativas multimodais, além de evidenciar o grande potencial atrelado a Ferrogrão, independente do cenário analisado.

Para João, a participação em eventos como o SIICUSP é de grande valor, uma vez que contribui para a composição do currículo acadêmico. “Esse é o terceiro ano que recebo a menção honrosa da Esalq no SIICUSP com trabalhos realizados no ESALQ-LOG. Mais uma vez, fico muito feliz com a premiação e, de fato, é muito inspirador ter esse reconhecimento. É mérito de toda a equipe”. O pesquisador ainda ressalta o papel dos estudos realizados pelo Grupo, uma vez que “além de ser o responsável pelo conhecimento adquirido na área de logística agroindustrial, todo o trabalho foi desenvolvido no Grupo e por membros do mesmo. Dessa forma, considero que o papel do ESALQ-LOG foi fundamental para o sucesso do trabalho”, finaliza.