Professor de Illinois visita sede do Grupo ESALQ-LOG
Especialista em "supply chain", Palekar veio a convite do coordenador do Grupo, professor doutor José Vicente Caixeta
Na última semana, o Grupo ESALQ-LOG recebeu a visita do professor da Universidade de Illinois, Udatta Palekar, para conhecer o trabalho do Grupo e os diversos programas de estudo da Esalq. Especialista em cadeias de suprimentos, ou “supply chain”, Palekar pode conversar com diversos alunos e conhecer os departamentos do campus.
O objetivo da visita foi estudar uma possível parceria entre a Esalq-USP e a Universidade de Illinois, explorando novas oportunidades de pesquisa e a criação de programas de estudo. Além disso, o docente também trabalhou em análises a respeito do mercado de café. O convite para a visita partiu do professor doutor José Vicente Caixeta Filho, coordenador geral do Grupo ESALQ-LOG, que passou uma temporada na Universidade de Illinois em 2017.
Segundo Palekar, “foi muito interessante ver como os pesquisadores do ESALQ-LOG coletam os dados sobre transportes e logística no Brasil, e produzem informações a partir disso. Particularmente, também gostei muito dos planejamentos de otimização. Estive no Grupo em março e pude acompanhar alguns trabalhos de estudantes a respeito desse tema, o que foi muito relevante”. O especialista também teve a oportunidade de dar uma palestra para alguns estudantes da Esalq e pesquisadores do Grupo, onde apresentou as características das cadeias de suprimentos e seus principais desafios. Diretor do Programa de Gerenciamento de Cadeias de Suprimento, Palekar tirou algumas dúvidas dos alunos e abordou alguns casos em que já trabalhou.
Sobre o desafio de ensinar alunos de outra nacionalidade, o professor explica: “A matéria de supply chain por si só é complicada, então fica um pouco mais difícil quando conversamos sobre ela em uma língua que não estamos acostumados. Alguns dos meus estudantes estrangeiros utilizam técnicas para acompanhar melhor o conteúdo da matéria, como gravar as aulas e ouvir depois, até que consigam entender tudo que estou dizendo. Quando se quer aprender, é possível encontrar um jeito de entender”, finaliza Palekar.