Soja: Compra de insumos no MT avança 18,8% em julho, mas ainda está 11% atrasada em relação a 2014

25/08/2015 A liberação atrasada do crédito neste ano e juros mais elevados limitaram o efeito positivo do plano safra 15/16 sobre a comercialização dos insumos em MT. No último mês, as compras por parte dos produtores mato-grossenses atingiram 82%, um avanço de 18,8 p.p. apenas no último mês. Mesmo assim, percebe-se ainda um atraso em relação à safra 14/15, quando já haviam sido negociados 93% dos insumos até julho de 2014. Mesmo com o custo com insumos aumentando 15% na safra 15/16, a relação de troca dos insumos com o preço futuro apresentou redução em julho, quando os preços se elevaram no mercado interno, melhorando o cenário ao produtor. Em 2014 a realidade foi outra, de junho para julho a relação de troca cresceu 16% puxada pelo recuo nos preços futuros. Apesar do cenário positivo em julho, as encomendas tardias e concentradas neste ano podem trazer riscos de atrasos e de fretes elevados na entrega dos insumos. Leia o boletim na íntegra no site do Imea.
Fonte: Imea