Superar desafios é a especialidade do setor logístico

Dia da Logística acontece em 06 de junho. Pesquisador do ESALQ-LOG participará como convidado em evento organizado pelo Conselho Regional de Administração

No próximo dia 06 de junho, entidades, instituições e profissionais do setor celebram o Dia da Logística. A data faz referência ao evento que se caracterizou como um dos maiores e mais importantes movimentos logísticos mundiais: o desembarque das forças aliadas na Normandia, ao final da Segunda Guerra Mundial. Dentre outros fatores, o sucesso da missão também se deu pelo planejamento logístico da operação, que além da movimentação das tropas, contou com o transporte de suprimentos, armas, munições e equipamentos militares.

Com o passar do tempo, a Logística se transformou em uma das áreas fundamentais do planejamento de operações comerciais nos mais diversos ramos do mercado. O avanço dos estudos e a busca pelo aperfeiçoamento fomentou o incremento em pesquisas e a especialização na área.

Em Piracicaba, na centenária história da ESALQ - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, a logística ganhou espaço nos últimos tempos como uma das disciplinas mais relevantes ao atual momento do setor agroindustrial, que demanda planejamento estratégico e otimização de resultados somados com as mais variadas tecnologias disponíveis. A extensa quantidade de pesquisas realizadas sobre o tema tem conferido inúmeros resultados positivos e diversas inovações para a área logística.

Para o professor titular do departamento de Economia, Administração e Sociologia da ESALQ e idealizador do Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial (ESALQ-LOG), Dr. José Vicente Caixeta Filho, o estudo da logística e as novas tecnologias têm caminhado lado a lado para superar o peso dos fretes no valor final da carga a ser movimentada.  Além disso, as ferramentas digitais de planejamento e rastreabilidade conferem ao processo a confiança da entrega dentro do prazo e com qualidade, fundamentais para determinar o sucesso de uma operação logística.

Caixeta lembra ainda que na atualidade “as operações logísticas estão mais integradas à vida cotidiana e que as pessoas acabam não se dando conta de seu uso, seja no aplicativo para transporte de passageiros, no rastreio de encomendas das compras pela internet ou no GPS para roteirização de uma viagem”. Outro dado importante é o aumento no número de empreendedores que somam logística e tecnologia para lançar startups com o objetivo de otimizar a gestão de transportes.

O pioneirismo do ESALQ-LOG e a comemoração ao Dia da Logística

Prestes a completar 15 anos, o Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial - ESALQ-LOG concentra na ESALQ muitos estudos pioneiros sobre logística industrial dentro de um ambiente que têm ênfase nas ciências agrárias, proporcionando a oportunidade para que o estudante se aperfeiçoe em uma área onde há muito espaço para atuação no mercado agrícola.

Característica comum no agronegócio brasileiro, as cargas a serem transportadas possuem baixo valor agregado e devem se deslocar por enormes distâncias, em condições nem sempre ideais. Isso impacta diretamente nos valores dos fretes e se tornam desafios diários a serem vencidos pelos profissionais do setor. Por isso, conceitos como logística reversa, frete de retorno e transporte colaborativo se tornaram presentes em estudos e pesquisas para atender aos modelos atuais de negócios de transporte rodoviário, por exemplo.

Para marcar o Dia da Logística, o coordenador do grupo ESALQ-LOG, Thiago Guilherme Péra, será um dos participantes convidados para discussão no painel "Em busca da sustentabilidade", que abordará a cadeia de suprimentos no agronegócio brasileiro, seus desafios e oportunidades, no dia 06 de junho, na sede do CRA – Conselho Regional de Administração, em São Paulo.

Segundo Péra, o objetivo da apresentação é oferecer um panorama geral da cadeia de suprimentos do agronegócio, bem como seus desafios, visando estimular o desenvolvimento sustentável do setor.

O evento é realizado pelo Gelog – Grupo de Excelência em Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística do CRA-SP.