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Vantagens logísticas e comerciais na exportação por contêineres

O transporte de produtos do "complexo grãos" através de contêineres, sendo eles com destino ao mercado externo, deixou de ser uma tendência e passou a ser uma realidade na agrologística brasileira. É importante destacar que tal estratégia é caracterizada por duas principais oportunidades para o setor, sendo a primeira pautada na redução de custos com transporte e a segunda no âmbito de novas estratégias comerciais. É notório que a importação de produtos conteinerizados por parte do Brasil é representativamente superior a exportação dos mesmos, o que por sua vez acarreta um disponibilidade de contêineres vazios em solo nacional, os tendem a voltar sem carga alguma para países asiáticos e demais parceiros comerciais. Neste sentido, a contratação desses ativos para o transporte de grãos acaba por minimizar o frete marítimo, visto que se trataria de uma operação denominada de frete de retorno. Outra oportunidade que merece destaque é a possibilidade de atingir mercados consumidores externos diversificados com a utilização de contêineres, ou seja, o contêiner possibilita exportar para mercado cuja demanda é fracionada, caracterizada por volumes pouco representativos. Diante do cenário apresentado, pode-se concluir que a estratégia de utilização de contêineres para a exportação de grãos une vantagens logísticas e comerciais, as quais podem aumentar a competitividade do setor frente ao mercado internacional. Por: Samuel Neto Pesquisador do ESALQ-Log Mestrando PPGEP-EP/USP