17º Seminário Internacional em Logística Agroindustrial

SILA 2021 - TRANSPORTADORES AUTÔNOMOS E AGENCIADORES DE CARGAS

Evento online realizado no dia 29 de março de 2021 debateu a relação entre transportadores autônomos e agenciadores de cargas

Destaque foi a participação de representantes de transportadores da Argentina que apresentarão a situação do país.

No dia 29 de março de 2021, o Grupo ESALQ-LOG realizou seu mais importante evento anual, o SILA (Seminário Internacional de Logística Agroindustrial), que chegou a sua 17ª edição em formato de webinar, reunindo profissionais e agentes do setor logístico. Como tema central do evento online, o seminário abordou a relação dos “Transportadores Autônomos e Agenciadores de Cargas”.

O SILA 2021 foi dividido em painéis, que tiveram início às 9h através da transmissão do evento.

O primeiro painel teve como tema a relação entre agenciadores e trabalhadores com a presença de representantes de entidades nacionais, como a ANATC - Associação Nacional das Empresas Agenciadores de Transportes de Cargas,  CNTTL - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística, e da CNTA - Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos.

O painel seguinte abordou a tecnologia e legislação da área, com foco em sistemas e aplicativos disponíveis para o setor logístico e a Lei Geral de Proteção de Dados.

Um destaque importante foi para o painel final, que apresentou o cenário argentino do setor de produtos agrícolas e derivados, com representante da FeTrA - Federación de Transportadores Argentinos, em conjunto com docente da UNR - Universidade Nacional de Rosário, em virtude da articulação entre as entidades para definição de um modelo da estrutura de custos para atividade.

O evento foi transmitido pelo canal do youtube do ESALQ-LOG.

Agenciadores de Carga e Autônomos

ANATC – Associação Nacional das Empresas Agenciadoras de Transporte de Cargas
                Carley Welter

CNTTL - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística
                Carlos Alberto Litti Dahmer

CNTA - Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos
                Marlon Maues

Legislação e Tecnologia – Aprimoramentos do setor

MARTINELLI ADVOGADOS
                Dr. Ricardo Bruno

AMPEF – Assoc. das Administradoras de Meios de Pagamento Eletrônico de Frete
                Selmo Pereira

Experiência Internacional

FETRA – Federación de Transportadores Argentinos
                Dra. Valeria Pardo

UNR – Universidade Nacional de Rosário – Argentina
                Profa. Melina Bianchi

HISTÓRICO

Seminário Internacional em Logística Agroindustrial (SILA), promovido anualmente pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial (ESALQ-LOG), busca reunir, num mesmo ambiente, agentes ligados ao meio acadêmico, à instituições públicas e à empresas privadas para promover e facilitar a discussão de temas relevantes relacionados à logística do agronegócio.

O SILA é um canal de transmissão do conhecimento entre o meio acadêmico e a sociedade, dando ênfase às empresas do setor de logística. É um ambiente que promove troca de informação, geração de conhecimento e ampliação de network. Desde sua primeira edição, o SILA já reuniu cerca de 2.000 pessoas dentre professores, estudantes de graduação e pós-graduação, e profissionais de logística ligados à instituições privadas e públicas, em âmbito nacional e internacional.

A primeira edição do SILA ocorreu em 2004, abordando o tema: "Transporte e Armazenamento de Granéis Sólidos Agrícolas". Nas edições seguintes, foram discutidos assuntos relacionados ao transporte e armazenamento de granéis agrícolas e de produtos perecíveis, nos modais rodoviário, ferroviário e hidroviário. Também foram abordados temas relacionando a logística e o meio ambiente, fonte de dados e custos logísticos, além da movimentação de contêineres.

Em virtude da pandemia, a 17ª edição do SILA que aconteceria em 2020, foi transferida para 29 de março de 2021.