16º Seminário Internacional em Logística Agroindustrial

Realizado em 2019, o 16º SILA – Seminário Internacional em Logística Agroindustrial debateu temas de extrema importância para a área logística, apresentando pesquisas e dados relevantes para vencer os principais desafios do setor.

O evento aconteceu na sede do Grupo ESALQ-LOG, em Piracicaba, e contou com a presença de autoridades do Poder Público, profissionais e estudantes.

Entre as apresentações do Seminário, foram debatidos temas como os desafios da logística no âmbito estadual, federal e municipal, abordados pelo Presidente da Dersa, Milton Roberto Persoli, pelo Secretário de Transportes de Piracicaba, Jorge Akira Kobaiashi, e pelo ex-Secretário de Transportes do MT, Marcelo Duarte Monteiro, respectivamente. A discussão abordou assuntos como investimentos em infraestrutura e pesquisa, bem como a necessidade de melhorias e adequação de normas já vigentes.

O evento contou ainda com as palestras de representantes dos operadores logísticos, como o Diretor Executivo da Grão-Pará Multimodal, Paulo Salvador, o responsável pelo Relacionamento Institucional da VLI, José Osvaldo Cruz, e o Conselheiro da Abol (Associação Brasileira de Operadores Logísticos), Paulo Roberto Guedes, que abordaram o desenvolvimento das ações portuárias e ferroviárias, além das contribuições dos operadores. Os pesquisadores do ESALQ-LOG, Abner Matheus João e Fernando Vinicius da Rocha, também marcaram presença no evento, debatendo as vantagens da escolha pela armazenagem e a questão da implementação da Ferrogrão. Em seguida, os alunos da Fatec Baixada Santista apresentaram uma análise de risco a respeito dos procedimentos portuários, com foco no Porto de Santos.

As apresentações finais do evento ficaram por conta do Economista Chefe da ABIOVE (Abiove Associação Brasileira Indústrias Óleos Vegetais), Daniel Furlan Amaral, que abordou as necessidades dos usuários de transporte, e do Assessor Técnico da NTC, Antonio Lauro Neto, que falou a respeito da infraestrutura das estradas e as principais características do transporte brasileiro.

O evento contou ainda com a apresentação do projeto do Museu de Logística da ESALQ, que está em processo de construção desde 2017, bem como com a oficialização da entrega da bomba de combustível, que fará parte do acerto do Museu. Os parceiros do projeto, como representantes da Raízen, Transvale, Rumo e IHGP, também estiveram presentes na inauguração.

APRESENTAÇÕES

LANÇAMENTO DO MUSEU DE LOGÍSTICA ESALQ-LOG - Vitor Pires Vencovsky